Reabilitação Cognitiva
O serviço de Reabilitação Cognitiva propõe uma ação que abrange, concomitantemente, aspectos cognitivos, sociais, emocionais e funcionais para minimizar os impactos das alterações cognitivas e comportamentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas, outros transtornos ou lesões adquiridas. Trata-se de um programa de atividades diversificadas que visam restauração ou compensação das funções cognitivas deficitárias, ampliação dos processos de autonomia e melhoria na qualidade de vida.
A prática da Reabilitação Cognitiva segue uma metodologia específica, baseada na Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada e na Teoria da Modificabilidade Estrutural (Reuven Feuerstein), alinhada aos objetivos do plano de metas individualizado.
• PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) é um dos instrumentos que pode ser aplicado, por profissionais devidamente habilitados, no desenvolvimento do serviço de Reabilitação Cognitiva. Trata-se de um programa de intervenção multidimensional que compreende uma fundamentação teórica e instrumentos práticos. Seu crescente nível de complexidade e abstração favorece a construção sistemática e estrutural das funções cognitivas e operações mentais.
O objetivo do PEI é produzir modificações nas estruturas cognitivas para expandir o potencial de aprendizagem, aumentar a eficiência mental e o desempenho intelectual. Além disso, prevê a correção das funções cognitivas deficitárias; aquisição de vocabulário, códigos e conceitos relevantes às tarefas do PEI e resolução de problemas em geral; suscitação da motivação intrínseca através da formação de hábitos e criação do insight e pensamento reflexivo
• TREINO COGNITIVO: Treino cognitivo é uma forma de intervenção não farmacológica que consiste num programa de atividades que visa estimular , com foco mais específico, uma ou mais áreas cognitivas para otimizar o seu funcionamento..
Por meio de exercícios de estimulação e desafios, o treino favorece a modulação dos pensamentos, intervindo na concentração, foco, controle dos impulsos.
• ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS : Serviço de orientação voltado ao aprimoramento dos métodos de estudos e melhoria no desempenho acadêmico. Esse suporte também conta com a implementação de um plano para a reinserção acadêmica, nos diferentes níveis de ensino (Educação Básica e Ensino Superior).
Por meio de um acompanhamento personalizado, gradativamente, o indivíduo é incentivado a retomar as atividades acadêmicas, estabelecendo uma rotina estruturada, ajustada as suas necessidades e direcionadas ao seu projeto de vida.