A Neuropsicologia é uma área das neurociências que visa o estudo científico do processamento cerebral e das habilidades cognitivas como atenção, memória, linguagem e funções executivas, entre outras.
Complementa o diagnóstico clínico e aprofunda a investigação sobre os aspectos cognitivos e psíquicos.
Geralmente os déficits cognitivos provocados por danos no funcionamento cerebral alteram o desempenho dos indivíduos em relação à aprendizagem, ao desempenho profissional, ou aos relacionamentos interpessoais, mudando a sua forma de agir e de interpretar essas relações com o meio social.
A Avaliação Neuropsicológica consiste em um procedimento técnico de investigação amplamente desenvolvido e utilizado para mensurar e descrever o desempenho cognitivo em todas as idades. Propicia a observação do desempenho das habilidades cognitivas e comportamentais através da aplicação de testes específicos e a aplicação de escalas de humor ou funcionalidade.
A abordagem de tais aspectos cognitivos e comportamentais auxilia no esclarecimento do diagnóstico clínico e propicia indícios para a abordagem de programas educacionais, vocacionais, e de reabilitação