Orientação Familiar
O impacto do uso abusivo de quaisquer substâncias psicoativas invariavelmente desencadeia no interior da família tensões, crise, culpa, acusações e dificuldade de todas as ordens, criando uma desestabilização na organização e no cotidiano familiar.
Atendendo a um dos Princípios do NIDA sobre a eficácia de um tratamento para a substâncias psicoativas, a GRESSUS oferece os serviços de ORIENTAÇÃO FAMILIAR, que é a inserção da família no tratamento do seu parente com transtorno por uso de substâncias.
Trata-se de um trabalho, realizado por um profissional da Equipe que conduzira Orientação à Família na administração da crise, que consiste em:
A. Revisão de comportamentos, atitudes e formas de comunicação entre seus membros, que podem estar contribuindo para manutenção das situações de conflito;
B. Desenvolvimento de técnicas e ferramentas para aquisição de habilidades de enfrentamento e solução de problemas em decorrência do transtorno do parente.
C. Integração da família no processo de reabilitação e tratamento do parente.
É de consenso em pesquisas e estudos na área das substâncias psicoativas que a participação e o engajamento da família tem fundamental importância no processo de recuperação.