Biofeedback/ Neurofeedback
Ferramentas terapêuticas que desenvolvem a capacidade de autorregulação. Os instrumentos de Biofeedback/ Neurofeedback captam informações fisiológicas e as convertem em sinais facilmente compreensíveis que possibilitam um processo de treinamento. Tal processo objetiva um progressivo aumento da capacidade de autoregulação voluntária de uma série de funções orgânicas até então completamente ausentes do consciente.
Usado como um recurso terapêutico complementar à Terapia Cognitivo-Comportamental e que visa à conscientização da interação mente e corpo.
O equipamento de biofeedback possui dispositivos eletrônicos com sensores capazes de coletar pequenos sinais elétricos da superfície da pele, processá-los e transformá-los em informações compreensíveis e psicoeducativas sobre o Sistema Nervoso Autônomo, como por exemplo, gráfico com valores de frequência cardíaca em batimentos por minuto que interage com variações do tônus.
A respiração é um dos principais ritmos que modula e afeta a variabilidade da frequência cardíaca e está intimamente relacionada ao equilíbrio emocional. O treinamento respiratório atrelado ao uso do referido equipamento tem proporcionado aos pacientes o desenvolvimento de ferramentas para o controle de impulsos e de ansiedade; reestruturação cognitiva guiada por sinais psicofisiológicos; conscientização acerca de sinais psicofisiológicos relevantes às queixas apresentadas pelos clientes; desenvolvimento da capacidade de relaxamento e assertividade em situações de crise.