A Mindfullness é uma técnica focada no poder transformador da atenção plena e da concentração no momento atual, intencionalmente. Significa estar em contato com a vivência desse momento, sem ser absorvido por ele e sem querer pré-julgá-lo. Atualmente, diversas formas de mindfulness são usadas nas áreas corporativas, educacionais e de saúde. No campo da saúde mental, um número crescente de pesquisas vem mostrando a eficiência de se utilizar técnicas meditativas como essa.
A Mindfullness é indicada também para o tratamento da Dependência Química (DQ). O dependente químico não percebe seus pensamentos e suas emoções,funciona como se tivesse sido ligado um “piloto automático” e o fato de não ter essa consciência, pode ser a armadilha para uma recaída. Por exemplo, a negação: Eu não tenho problemas com álcool! ou a racionalização: Trabalhei muito hoje; mereço isso!
À medida que se percebe essas armadilhas, facilita a mudança de comportamento. O pessimismo é algo presente na maioria dos pacientes com dependência química;é comum que vejam os acontecimentos de forma negativa e quando recaem, é natural que se sintam fracassados. O truque aqui é simplesmente estar ciente de todos os pensamentos e sentimentos que surgem.
Essa prática não pretende substituir o tratamento da dependência química,apenas o complementa. Com a Mindfullness, através das respirações e exercícios, além de trabalhar a ansiedade e aliviar tensões, o indivíduo pode se conhecer melhor e se tornar mais consciente dos gatilhos, desejos e impulsos e criar mais espaço para sair do “piloto automático”, diminuindo o ciclo de recaída, o sofrimento e a dor, cultivando mais cuidado e compaixão consigo mesmo.
A Clínica Alamedas utiliza essa terapia complementar no tratamento da DQ e vem aprimorando seus conhecimentos e práticas. No dia 04 de outubro de 2011, participaramos do Body In Mind Training Module 1: Mindfullness training for Menttal Health Professionals, ministrado pela Dra. Tamara Russell, psicóloga clínica inglesa, PHD em neurociência e treinamento de artes marciais. Enquanto esteve no Brasil, ela ministrou palestras e treinamentos sobre as aplicações clínicas da atenção plena. Dra. Tamara tem um trabalho de Mindfullness voltado a pacientes psiquiátricos graves: psicóticos, pacientes com transtornos alimentares e transtorno bipolar. Neste módulo, pudemos experimentar algumas das técnicas de Mindfullness, através de exercícios de respiração e movimentos com o corpo.
Percebemos o quanto essa prática pode aliviar as tensões e diminuir a ansiedade e de que forma podemos ajudar os pacientes quando sentem craving ou fissura. A Prática de Mindfullness é um grande benefício no campo pessoal e, na dependência química, é mais uma valiosa ferramenta .
Entre em Contato
Email gressus@clinicagressus.com.br